sábado, 2 de outubro de 2021

Por que será que todos os blogs defendem a Prefeitura de Itabuna?



Quem está longe de Itabuna e acompanha as notícias pela Internet deve imaginar que a cidade está uma maravilha, apesar do lixo nas ruas esburacadas, frequentadas por uma população desnorteada, afetada pelo desemprego, pela miséria e pela desesperança. A cidade parece estar linda, saudável e feliz, para essas pessoas.

Isso porque, nos blogs de notícias da cidade, dos mais famosos aos mais obscuros, praticamente todos se rasgam de elogios para administração municipal, no momento nas mãos do prefeito Augusto Castro. Sites que há alguns meses mostravam a "verdadeira Itabuna", hoje parecem estar constantemente dando boas notícias da cidade, como se fosse uma cidade sueca ou dinamarquesa. Por que será?

Um palpite quente pode ser o fato dessa nova administração municipal ter lançados documentos – inclusive de maneira oficial – com uma vasta lista de blogs noticiosos e "digital influencers", todos contemplados com "mensalidades" de valores entre R$800,00 e R$2.400,00. É fácil pesquisar, para quem tiver interesse! Dica: que tal procurar, no Setor Financeiro da EMASA um documento liberando ordem de pagamento para uma lista de blogs? Na Prefeitura, a mesma pesquisa pode ser feita no Setor de Comunicação. Talvez seja útil também solicitar o tal documento da empresa de publicidade e propaganda que "ganhou" recentemente uma licitação de valor pra lá de vultuoso. Será que algum jornalista sério um dia fará essa pesquisa? Eu fiz.

Com esse listão, que prefeito precisa trabalhar? Basta espalhar boas notícias diárias (por exemplo: "Vice Prefeito toma vacina", "Prefeitura tapa buraco na rua tal" ou "Prefeito recebe empresários do ramo tal para discutir alguma coisa". Depois pedir para o assessor de imprensa espalhar para todos os contatos de WhatsApp (contatos esses, certamente os mesmos contemplados no "Listão dos Blogs") e pronto, está feita a imagem de uma grande administração.

Itabunenses, acordem! Vocês sabem muito bem que a cidade está em ruínas, causadas por sucessivas administrações calamitosas, inclusive a atual. Não acreditem em blogs e perfis de Instagram viciados. Se informe, ande pelas ruas, observe a realidade. Prefeito, acorde também! Esse seu "Mensalão dos Blogs" poderá, futuramente, ser uma pedra no seu sapato. Aliás, pode ser até a pedra na qual você tropeçará.