sábado, 18 de janeiro de 2014

Deputados José de Arimatéia e Marcio Marinho estão em Itabuna

O Deputado Estadual Pastor José de Arimatéia (PRB/BA) tem realizado uma série de visitas a bairros de Itabuna. Neste sábado foi a vez de Nova Ferradas e São Roque, onde acompanhado ello secretário da Infraestrutura Marcos Monteiro, encontrou-se com lideranças e informou-se sobre as necessidades e anseios daquelas comunidades.

A visita foi providenciada por Denilton Santos, diretor do Projeto Cidadania Já e inclui ainda um compromisso, com a participação do Deputado Federal Márcio Marinho (PRB/BA), no final da tarde com mais lideranças municipais, inclusive Ricardo Campos, Diretor-Presidente da EMASA. Em ambas as ocasiões, serão apresentados ao deputado solicitações de ajuda na aprovação de projetos de Saneamento em Itabuna.

Ceplac alerta para nova praga que ameaça lavouras de cacau

A Comissão de Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) registrou, pela primeira vez na Bahia, o ataque da cochonilha rosada, um inseto que se alimenta de mais de 200 espécies de planta e está no rol de pragas potencialmente importantes. Os ataques foram registrados  em cacaueiros no município de Mucuri e detectada a presença em Itamaraju, no Extremo Sul do Estado, e no Recôncavo Baiano.

Segundo Alerta Fitossanitário enviado pela Ceplac a produtores, pesquisadores, produtores de mudas e fiscais agropecuários, o inseto nativo da China foi identificado no Brasil pela primeira vez em 2010, no Estado de Roraima, atacando mudas de hibisco, e em maio de 2012, encontrada em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, em cultivo de quiabo.

Ceará começa a produzir cacau para Nestlé em julho

Com investimento de R$800 mil, divididos entre a Agrícola Famosa e a Nestlé, a produção da fruta no estado promete ganhar força nos próximos meses e concorrer com o estado da Bahia

A parceira firmada entre a cearense Agrícola Famosa e a Nestlé começará a dar frutos em julho. É quando terá início o plantio de cacau no perímetro irrigado do Tabuleiro de Russas. Já no próximo mês, executivos da Famosa viajam para visitar as instalações da Nestlé, na cidade de Tours (França), com o objetivo de conhecer os mecanismos genéticos da produção da fruta.

De acordo com presidente da Famosa, Luiz Roberto Barcelos, o investimento será de R$ 800 mil, rateados entre a Agrícola e a multinacional. A informação do acordo entre as empresas foi antecipada pela coluna Vertical S/A do O POVO do último domingo (12).

“Vamos começar com a produção em 55 hectares no perímetro irrigado, adaptando ao processo de produção que já fazemos com o melão. Se tudo sair conforme estamos planejando, poderemos chegar a 1,5 mil ha. A Nestlé entrará com a parte da genética e nós usaremos o conhecimento que temos sobre o solo da região”, enfatiza.

A baixa produtividade do cacau que está sendo plantado na Bahia é apontada por Barcelos como um dos principais motivos para o mercado cearense despontar no cenário cacaueiro.

“A Bahia está com pouca produtividade e um custo de produção cada vez mais alto. O mercado está abrindo essa oportunidade e vamos aproveitar”, pontua.

Cinco vezes maior
Ainda segundo o presidente da Famosa, a ideia é que haja uma produção de 250 arrobas (uma arroba equivale a 15 quilos) por hectares, que seria cerca de cinco vezes mais do que é plantado na Bahia. “A princípio, vamos trabalhar para que haja uma produção com o máximo de peso possível. No futuro, queremos nos qualificar e melhorar nossos grãos”, diz.

A técnica usada será o gotejamento em fileiras duplas, já empregadas em outras frutas e hortaliças na região.

O interesse da Nestlé com a parceira é fornecer o cacau produzido no Ceará para o mercado interno, principalmente as regiões Sul e Sudeste do País. (João Bandeira Neto)

Números800 mil reais será o investimento da produção que será dividido entra a Agrícola e a Nestlé

55 hectares será a produção inicial do cacau no perímetro irrigado do Tabuleiro de Russas
Fonte: O Povo

Casa alugada para sediar projeto está abandonada

Uma casa que deveria sediar o Programa de Proteção de Jovens em Territórios Vulneráveis (Protejo), no bairro Zindolandia, em Itabuna, está abandonada. O Protejo tem o objetivo de criar oportunidades para jovens de uma faixa etária dos 15 aos 23 eles e prepará-los para o estudo ou trabalho. O programa é ligado à Secretaria de Assistência Social, pasta comandada pelo secretário José Trindade.

Wagner viaja para Tóquio e China na segunda-feira

O governador Jaques Wagner embarca na segunda-feira para uma rodada de encontros no Japão e na China. Em Tóquio, será recebido pela cúpula da Kawasaki, responsável no Brasil pelo projeto do Estaleiro Paraguaçu, no Recôncavo baiano.

Originalmente, os japoneses construiriam ali sondas para o pré-sal. Mas agora estão de olho em um novo segmento: serviços de reformas e manutenção de plataformas de petróleo.

Seja bem vindo ao Diário de Itabuna

A partir do ano de 2008, os blogs se tornaram a principal fonte de notícias e informações gerais de Itabuna. Para organizar melhora a lista desses trabalhos, criamos o "Blogs de Itabuna" (blogsdeitabuna.blogspot.com). O problema é que a grande maioria deles posta notícias de Itabuna misturadas às notícias do Brasil (e do mundo), curiosidades, esportes, poesias e até piadas, dando um tom de diversificação. Para melhor organizar e registrar as notícias sobre a cidade de Itabuna, criamos o Diário de Itabuna, um clipping de notícias que, em geral, copiará o primeiro parágrafo das notícias mais relevantes e encaminhará um link para a leitura geral do blog original. Este blog é uma homenagem ao extinto jornal Diário de Itabuna, que durante várias décadas foi o principal veículo de informação sobre a nossa cidade.