quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Toca do Urso lança campanha de arrecadação de brinquedos

Sabe aquele brinquedo que você tem em casa, mas que, mesmo em bom estado, acabou ficando de lado? Já pensou que outra criança poderia fazer bom uso dele? E que tal comprar um brinquedo novo para alegrar uma criança neste 12 de outubro, Dia das Crianças?

A Toca do Urso está realizando a campanha “Doe um ou mais Brinquedos e Ganhe 1 Cupcake”, que levará alegria a crianças carentes de Itabuna. Estão sendo arrecadados brinquedos novos e usados em bom estado de conservação. A doação de brinquedos pode ser feita até o dia 12 de outubro na própria loja, que fica localizada na rua Miguel Calmon 74A. Saiba mais visitando o site oficial www.tocadoursobrigaderia.com.br.

Ouça músicas de Ébano na rádio online da FICC

Este é o cantor de Reggae ÉBANO. Natural de Una, vive em Itabuna - e aqui vai uma dica interessante: é professor de violão em um dos projetos da FICC - Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania. Chance de aprender o instrumento com dicas quentes de quem manja. Aliás, no site oficial da FICC (www.ficc.com.br) pode-se ouvir uma rádio online com músicas de artistas de Itabuna e região, incluindo algumas músicas de Ébano, como "A água do rio" e outras. [Foto: JC]

Resumo das notícias policiais

OPERAÇÃO ESPECIAL COM SEIS PRESOS NO CALIFORNIANa manhã de ontem (02/10/13) a Polícia Civil de Itabuna prendeu 6 pessoas no alto do Cuscuz, bairro Califórnia, entre eles dois menores, já liberados. Márcio Barbosa Nascimento, Diego Francisco Santos, ambos 18 anos, Francislei Bonfim dos Santos, 20 anos, e José Roberto dos Santos são acusados de promover, na noite da última segunda-feira, um tiroteio no Morro do Nenca, final de linha do bairro Califórnia.

Segundo a polícia, eles estariam procurando suspeito do assassinato de Jeferson Santos de Jesus, 17 anos, o “Biro”, morto na na manhã do último domingo 29/09 na feira do bairro Califórnia. Ainda com base na polícia, os acusados teriam ido ao Morro de Nenca em busca do assassino de Biro. Ninguém ficou ferido. Além disso, os acusados são investigados por tráfico de drogas, homicídios e outros crimes aqui na cidade. Sem flagrante, eles foram liberados após prestarem depoimento.

ALARME TRAVOU E LADRÃO ABANDONOU A MOTOUm mecânico foi assaltado na noite passada no bairro de Ferradas, em frente à empresa Padim. Mas o ladrão que usou seu revólver para praticar o crime  não contava que o dono da moto poderia ter algum dispositivo de segurança e fugiu em alta velocidade. Mas ao passar pela BR 415, em frente a uma distribuidora de alimentos, o alarme travou as rodas do veículo. Sem alternativa, o criminoso desceu da moto e tratou de fugir imediatamente. A Polícia foi acionada e conduziu a moto para o pátio do DPT, onde o dono se apresentou com os documentos.

A VIOLÊNCIA PREDOMINOU NO MÊS DE SETEMBRO EM ITABUNAO mês de setembro é considerado o mês do Amor e da Bíblia. Entretanto, em Itabuna, o chamado "mês 09" fechou figurando o segundo mais sangrento de 2013, registrando - segundo a estatística - 15 assassinatos, perdendo apenas para fevereiro, que chegou a marca de 18 crimes contra a vida. Os números ainda mostram redução no índice de homicídios, chegando a gerar uma expectativa de ficar a baixo de 2012, que registrou 179 assassinatos. Conforme a Delegacia de Homicídios (DH), em Janeiro foram 13, fevereiro 18, março 10, abril 08, maio 11, junho 12, julho 05, agosto 12 e setembro 15. De acordo com os números, dia 03/10, até o final dessa redação policial do Itabuna Hoje, já são 110  homicídios em 2013 na contabilidade da morte violenta em Itabuna. Nesses crimes, estão inclusos, o latrocínio (roubo seguido de morte).

Em diversas operações realizadas pelas polícias Civil e Militar, assassinos foram presos ou já estão identificados. Para a polícia judiciária, uma ferramenta está sendo crucial para elucidação dos homicídios: o SILC (Serviço de Investigação em Local de Crimes). Porém, essa escala extra, como é chamada para a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, começa a se desfazer com a chamada contensão de despesas. Já a PM tem a Operação Talismã, que também começa a sofrer cortes no efetivo.

ASSALTOU FILHO DE POLICIAL E ACABOU PRESOQuem mexeu com a pessoa errada ontem, por volta do meio dia, no Alto Mirante, centro desta cidade, foi o elemento João Carlos Oliveira de Jesus, 18 anos. Ele, simulando estar com uma arma de fogo, ao colocar a mão na cintura, obrigou um jovem de 15 anos, que é filho de um policial militar do 15º Batalhão (com sede em Itabuna) a lhe entregar o aparelho celular. O pai, ao receber a notícia, mostrou ao adolecente uma série de fotos e... lá estava o ladrão, que foi preso dentro da casa de sua mamãe no Monte Cristo. Ele foi ao quarto e entregou o celular, achando que seria liberado. Mas o papai continuou zangado e fez questão de levar o gatuno pra dar-lhe bolo e fanta na cadeia.

Seja bem vindo ao Diário de Itabuna

A partir do ano de 2008, os blogs se tornaram a principal fonte de notícias e informações gerais de Itabuna. Para organizar melhora a lista desses trabalhos, criamos o "Blogs de Itabuna" (blogsdeitabuna.blogspot.com). O problema é que a grande maioria deles posta notícias de Itabuna misturadas às notícias do Brasil (e do mundo), curiosidades, esportes, poesias e até piadas, dando um tom de diversificação. Para melhor organizar e registrar as notícias sobre a cidade de Itabuna, criamos o Diário de Itabuna, um clipping de notícias que, em geral, copiará o primeiro parágrafo das notícias mais relevantes e encaminhará um link para a leitura geral do blog original. Este blog é uma homenagem ao extinto jornal Diário de Itabuna, que durante várias décadas foi o principal veículo de informação sobre a nossa cidade.